InsurTech

O ecossistema de seguros é fundamentalmente um mundo de contratos – contratos entre seguradoras e segurados, contratos entre seguradoras e contratados (prestadores de assistência médica, construtoras, oficinas mecânicas etc.) e contratos entre segurados e contratados.

O grande número de contratos e sua complexidade dificultam o funcionamento ideal das partes desse ecossistema. Os segurados frequentemente percebem o seguro como opaco, lento, caro e inflexível (a maioria deles são contratos de adesão, e a diferença de poder econômico não dá margem de negociação ao segurado). Os segurados reclamam da ausência de personalização do seguro, os prestadores de serviços estão frustrados pela falta de transparência e atrasos nos pagamentos. E as seguradoras perdem oportunidades que surgiriam de uma melhor gestão desses contratos.

InsurTech objetiva trazer a tecnologia de contratos computáveis ​​para lidar com esses problemas. Hoje, já é possível codificar os termos dos contratos de forma que possam ser lidos, compreendidos e executados por humanos e máquinas. A execução desses contratos computáveis ​​pode ocorre em um ecossistema de contratos online, a exemplo de uma loja de aplicativos, ou em um blockchain. A criação e personalização do seguro pode ser feita pelo consumidor em um simples drag and drop dos microserviços que atendem suas particularidades, tudo a um preço acessível. E, os prestadores de microserviços têm acesso a um mercado maior para oferecer qualidade a baixo custo. Assim, novos ecossitemas de seguros, formado por contratos, podem podem criar seguradoras e prestadores de serviços on-demand.

Para facilitar o desenvolvimento e manutenção desse ecossistema, a biblioteca de contratos na InsurTech fornecerá um conjunto de ferramentas para encontrar, selecionar e executar contratos. Fornecerá ferramentas para a aplicação de contratos computáveis ​​a casos específicos (tanto reais quanto hipotéticos). E fornecerá ferramentas para que indivíduos ou grupos criem e/ou analisem contratos computáveis.

Quando implantados, os contratos computáveis ​​gerados por meio do ecossistema fornecerão um tratamento de sinistros mais rápido e maior transparência, o que permitirá que as seguradoras aumentem seu Net Promoter Score fornecendo um serviço melhor. A automação de muitos processos de tratamento de sinistros reduzirá os custos. A capacidade de analisar e simular os resultados de um evento em um portfólio ajudará a prever riscos. A capacidade de desenvolver novos produtos rapidamente e oferecê-los online criará negócios disruptivos mais ágeis que pode responder rapidamente às novas oportunidades de mercado.

O objetivo da InsurTech é criar um futuro em que consumidores de todo o mundo possam ter suas perguntas complexas sobre diferentes cenários de seguros respondidas imediatamente por um sistema inteligente. E, também, com alguns cliques, possam personalizar o seguro para suas necessidades específicas. Essas soluções simplificadas resultarão em acessibilidade, transparência e presonalização a todos os contratos de seguro (saúde, propriedade, acidentes, etc). Ao mesmo tempo, neste novo futuro, as seguradoras terão esses contratos computáveis ​​com clientes e outros parceiros de negócios ao seu alcance, podendo entender melhor os riscos e gerar toda uma nova linha de produtos de seguros. As novas startups de seguros também poderão monitorar facilmente sua conformidade regulatória e interagir com os reguladores.