BLOCKCHAIN aliado a outras técnicas trazidas pelo Bitcoin permitiu o surgimento de negócios autônomos descentralizados. Tem grande impacto no direito contratual, na resolução e execução de disputas e faz borrar os limites entre o uso público e privado do poder. Blockchain permite executar negócios transnacionais de obrigação de pagar independente da intervenção estatal ou de outra instituição centralizada. Toda autonomia do Blockchain é derivada das características de ser aberto e acessível a todos, sem fronteiras, transnacional, neutro, resistente à censura, que substitui e faz a desintermediação do terceiro de confiança. Tudo isso garante o enforcement próprio transnacional de qualquer obrigação de pagar. E, todas as demais obrigações (dar, fazer não fazer), após a solução de disputas online, podem ser convertidas em obrigações de pagar no ecossistema Blockchain. No setor jurídico, Blockchain pode aliviar os processos manuais de trabalho intensivo, proporcionando maior acessibilidade, transparência, economia de custos, velocidade, eficiência e integridade de dados para o setor jurídico.

Os Benefícios do Blockchain no setor jurídico são maior acessibilidade, transparência, economia de custos, automação, integridade de dados, dentre outros.

Algumas de suas aplicações são assinaturas eletrônicas, propriedade intelectual, direitos de propriedade, serviços notariais, cadeia de custódia, tokenização, organizações autônomas descentralizadas , organizações autônomas de responsabilidade limitada , compliance , automação de contratos, pagamentos entre máquinas e sistema de arbitragem baseado em blockchain.