CodeX facilita a concentração e interação de uma miríade de pesquisadores, advogados, cientistas da computação, empresários e investidores que trabalham lado a lado para expandir a fronteira do conhecimento da tecnologia jurídica. Traz novos níveis de eficiência legal, transparência e acesso à justiça em todo o mundo. Nossa ênfase é a pesquisa e desenvolvimento do direito computacional – a fusão entre a informática e o direito voltada para a mecanização do raciocínio jurídico – para criar soluções inovadoras de grande impacto que ampliam o acesso à justiça.

Soluções

Mercado

O mercado mundial de serviços legais em 2021 totalizou USD 713 bilhões. Em 2026 está projetado para atingir USD 1,1 trilhões.

A digitalização será a principal tendência a impulsionar o crescimento do mercado de serviços legais. Com a transformação digital as empresas do setor de serviços jurídicos estão se movendo rapidamente para digitalizar e automatizar toda sua operação. As organizações estão sob pressão para aumentar seus ganhos, reduzir custos, oferecer serviços melhores, a um preço menor e com maior personalização para fazer frente ao aumento da concorrência, além da necessidade de atender às expectativas dos investidores e cumprir novos requisitos regulatórios. Para agilizar a operação, reduzir custos, aumentar a customização do serviço, e melhorar a eficiência, os escritórios de advocacia estão investindo em diversas tecnologias tais como: aprendizado de máquina, dispositivos móveis, computação em nuvem, rastreamento de desempenho, análise de big data e inteligência artificial.

O surgimento de provedores de serviços jurídicos alternativos (PSJAs) é uma tendência fundamental no mercado de serviços jurídicos. Os PSJAs estão fundamentalmente focados no “negócio do direito”, fornecendo serviços para corporações, escritórios de advocacia, poder público e cliente final. Combina competências jurídicas, comerciais e tecnológicas. Os PSJAs estão sendo cada vez mais usados ​​por empresas em uma variedade de serviços jurídicos comuns, e os escritórios de advocacia estão terceirizando as tarefas rotineiras e as não lucrativas para os PSJAs.

Aliado a isso há uma expectativa de aumento salarial, bem como de escassez de mão de obra especializada e competente em um negócio intensivo em mão de obra qualificada, como serviços jurídicos. O aumento dos preços constringirá ainda mais as empresas de serviços jurídicos que estão tentando proteger suas margens de lucro e manter a qualidade do serviço. Assim, as empresas estão mudando seus serviços jurídicos para jurisdições de baixo custo e empregando cada vez mais robôs e inteligência artificial. Como resultado desta tendência, é provável que o mercado de serviços jurídicos continue a crescer. Mais trabalho está sendo terceirizado quer para unidades de terceirização de atividades jurídicas (UTAJs) em jurisdições de baixo custo quer para UTAJs que empregam robôs e inteligência artificial. Tudo para alcançar a redução de custos e liberar os trabalhadores especializados para serviços estratégicos de maior complexidade e valor.

Além disso, mudanças na estrutura política, reformas legislativas e acordos comerciais oferecem oportunidades lucrativas de crescimento para os atores do mercado de serviços jurídicos. As empresas e organizações internacionais devem cumprir uma variedade de leis e regulamentos nacionais, bem como acordos comerciais especiais. A demanda por serviços jurídicos está aumentando à medida que a estrutura legal dos acordos é alterada, ou fica mais complexa.

Espera-se que o segmento de serviços jurídicos online seja o mais lucrativo. Como os provedores de serviços jurídicos on-line tendem a cobrar menos do que os escritórios de advocacia tradicionais, o uso de provedores de serviços jurídicos on-line cresceu rapidamente. Espera-se que a concorrência se expanda à medida que a melhor técnica permite que uma maior variedade de trabalho e ações legais sejam realizadas online.

Usuários das Soluções

B2B: Administração Pública, Judiciário, Legislativo, Empresas, Advogados, Escritórios de Advocacia.

B2C: Pessoas naturais nos casos e formas que a lei local permitir.